Todo artista precisa de um Van Gogh

Van Gogh nasceu no dia 1o de maio de 1857, em Groot-Zundert, na Holanda. Dotado de um grande senso prático e de uma habilidade comercial acima dos padrões, tinha muita facilidade de lidar com as pessoas. Vanguardista, foi responsável por exposições de vários pintores impressionistas e colaborou, de forma decisiva, para a popularização de artistas como Monet e Degas.

A esta altura, já está claro que não estamos falando de um dos mais marcantes pintores da história, responsáveis por quadros avaliados atualmente em até US$ 100 milhões. O Van Gogh em questão não é Vincent, e, sim, seu irmão Theo.

O apoio – psicológico, financeiro, comercial… – que Theo dedicou ao irmão foi fundamental para que o pintor pudesse se dedicar exclusivamente a sua arte.

Você pode estar se perguntando por que estamos resgatando esse importante capítulo da História da Arte aqui, em meio a outros artigos, no site de um escritório de advocacia, em meio a artigos técnicos. A resposta é simples: não se trata apenas de uma questão de arte. O exemplo dado pelos irmãos Van Gogh destaca, acima de tudo, a importância de se deixar um artista livre para se dedicar a sua arte.

É por meio da sua arte, da sua especialização, que as empresas e as pessoas conquistam o seu lugar na história. É a sua arte que as faz especiais, únicas. Qualquer obstáculo ou fator limitante deve ser combatido, de preferência por quem possa se dedicar apenas a essa tarefa.

Em 08/12/2009 (quando), a XMTA foi chamada pelo escritório H.B.Cavalcanti & Mazzillo Advogados para efetuar o mapeamento de processos administrativo-financeiros e dos controles internos existentes, visando posterior implementação de um plano de ajustes, com o objetivo de proporcionar uma melhoria contínua da eficiência do modelo de gestão.

Internamente, encaramos esse desafio com o firme propósito de liberar os líderes do escritório para que eles pudessem se dedicar com ainda mais ênfase a sua arte: o Direito.

Nós, da XMTA, nos sentimos muito orgulhosos por, de alguma forma, termos sido capazes de ajudar o escritório a se firmar como um exemplo, não só de competência técnica, mas também de empresa bem administrada, moderna, transparente, eficiente.

XMTA Gestão Empresarial

Liane Michels